Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
  • COMUNICADO

BCE consulta europeus sobre novos temas para as notas de euro

10 de julho de 2023

  • Os europeus são convidados a expressar as suas preferências relativamente aos temas pré‑selecionados, num inquérito público aberto até 31 de  gosto de 2023.
  • Está previsto que o Conselho do BCE escolha o futuro tema até 2024 e os desenhos finais em 2026.

O Banco Central Europeu (BCE) solicita aos cidadãos europeus que deem a sua opinião sobre os temas propostos para a próxima série de notas de euro. De 10 de julho a 31 de agosto de 2023, toda a gente na área do euro pode responder a um inquérito no sítio do BCE. No sentido de assegurar uma representação equitativa de opiniões de toda a área do euro, o BCE contratou também uma empresa independente de estudos de opinião para colocar as mesmas perguntas que as do inquérito a uma amostra representativa de pessoas da área do euro.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, convida todas as pessoas a participar no inquérito, afirmando que “existe uma forte ligação entre a nossa moeda única e a nossa identidade europeia partilhada ‒ e a nossa nova série de notas deve salientar isso. Queremos que os europeus se identifiquem com o desenho das notas de euro, e é por isso que terão um papel ativo na seleção do novo tema.”

Desenvolvimento das futuras notas de euro

“Estamos a trabalhar numa nova série de notas tecnicamente sofisticadas, com vista a prevenir a contrafação e a reduzir o impacto ambiental”, declarou Fabio Panetta, membro da Comissão Executiva do BCE. “Estamos empenhados em salvaguardar a disponibilização e aceitação de numerário e em assegurar que pagar em moeda pública é sempre uma opção.”

O BCE e os bancos centrais nacionais da área do euro têm o dever de assegurar que as notas de euro permanecem um meio de pagamento inovador, seguro e eficiente. O desenvolvimento de novas séries de notas é uma prática corrente de todos os bancos centrais. Num mundo em que as tecnologias de reprodução evoluem rapidamente e em que os falsificadores conseguem aceder facilmente a informação e materiais, é necessário emitir notas novas regularmente. Além das considerações de segurança, o BCE está empenhado em reduzir o impacto ambiental das notas de euro ao longo do seu ciclo de vida, tornando‑as também mais significativas e inclusivas para europeus de todas as idades e origens, incluindo grupos vulneráveis, como pessoas cegas e amblíopes.

Temas pré‑selecionados para as futuras notas

Os sete temas pré‑selecionados pelo Conselho do BCE são indicados a seguir[1].

A nossa Europa, nós próprios

Crescemos como indivíduos, mas também como parte de uma comunidade, através da nossa relação uns com os outros. Temos as nossas próprias histórias e identidades, mas também partilhamos uma identidade comum enquanto europeus. Este tema evoca a liberdade, os valores e a abertura das pessoas na Europa.

Aves: livres, resilientes e inspiradoras

Os pássaros não reconhecem fronteiras nacionais e simbolizam a liberdade de movimento. Os seus ninhos recordam‑nos o nosso desejo de construir lugares e sociedades que nutrem e protegem o futuro. Recordam‑nos que partilhamos o nosso continente com todas as formas de vida que sustentam a nossa existência em comum.

Cultura europeia

A riqueza do património cultural europeu e a dinâmica dos setores culturais e criativos reforçam a identidade europeia, forjando um sentimento partilhado de pertença. A cultura promove os valores comuns, a inclusão e o diálogo na Europa e no resto do mundo. Une as pessoas.

Mãos: juntos construímos a Europa

As mãos são familiares para todos nós, mas nenhum par é igual. As mãos construíram a Europa, a sua infraestrutura física, o seu património artístico e realizações. As mãos constroem, tecem, curam, ensinam, unem e guiam‑nos. As mãos contam histórias de trabalho, idade e relações, de património, História e cultura. Este tema celebra as mãos que construíram a Europa e continuam a fazê‑lo todos os dias.

O futuro pertence‑lhe

As ideias e inovações que moldam o futuro da Europa encontram‑se fundamentalmente enraizadas em cada cidadão europeu. As imagens para este tema representam os agentes da imaginação coletiva com que as pessoas criam esse futuro partilhado. Este tema prende‑se com o potencial inesgotável dos europeus.

Rios: as águas da vida na Europa

Os rios europeus cruzam fronteiras. Ligam‑nos uns aos outros e à natureza. Representam o fluxo e refluxo de um continente dinâmico, em constante mutação. Nutrem‑nos e lembram‑nos das fontes profundas da nossa vida em comum e, por isso, também temos de os nutrir.

Valores europeus refletidos na natureza

A Europa é um lugar, mas também uma ideia. A União Europeia é uma organização, mas também um conjunto de valores. O tema salienta o papel dos valores europeus (dignidade humana, liberdade, democracia, igualdade, Estado de direito e direitos humanos), enquanto elementos constitutivos da Europa, e associa esses valores ao nosso respeito pela natureza e pela preservação do ambiente.

A lista de temas pré‑selecionados tem em conta as sugestões apresentadas por um grupo consultivo multidisciplinar, composto por membros de todos os países da área do euro.

Cronologia do redesenho das notas de euro

O BCE utilizará os resultados dos inquéritos para selecionar, até 2024, o tema para a próxima geração de notas de euro. Depois disso, realizar‑se‑á um concurso para o desenho das novas notas. Os cidadãos europeus terão, então, mais uma vez a oportunidade de expressar as suas preferências quanto às opções de desenho resultantes desse concurso. Está previsto que o BCE decida em 2026 sobre o futuro desenho e o início da produção e emissão das novas notas.

Para resposta a eventuais perguntas dos meios de comunicação social, contactar Belén Pérez Esteve, (tel.: +49 173 533 4269).

  1. Os temas são apresentados por ordem alfabética, não refletindo quaisquer preferências.

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa