Relações e análise a nível internacional
O BCE coopera à escala internacional no desempenho das atribuições cometidas ao Eurosistema e ao Mecanismo Único de Supervisão. Essa cooperação inclui:
- formular e representar posições em termos de políticas nos domínios da sua competência
- partilhar informação e perspetivas e avaliar a evolução económica em conjunto com outros decisores de políticas em organizações e fóruns multilaterais, assim como a nível bilateral
- interagir com instituições internacionais no contexto do seu seguimento da área do euro e da política monetária do BCE, tais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económicos (OCDE)
- contribuir para os esforços internacionais no sentido de desenvolver regras e melhores práticas destinadas a reforçar a estabilidade financeira, bem como a eficiência e a transparência da tomada de decisões de política
A cooperação internacional é voluntária e não vinculativa, pelo que não interfere com o mandato e a independência do BCE. Em circunstâncias excecionais, o BCE pode coordenar a sua atuação com a de bancos centrais de países não pertencentes à área do euro, à semelhança do que ocorreu durante a crise financeira mundial.
O BCE tem o estatuto de observador permanente no Fundo Monetário Internacional (FMI). Pode participar nas reuniões do Conselho de Administração do FMI sobre temas específicos e temas relevantes para o mandato do BCE.
FMIO BCE participa, como parte integrante da delegação da União Europeia (UE), nas reuniões dos ministros das Finanças e governadores dos bancos centrais do Grupo dos Vinte (G20) e respetivas subestruturas. Participa igualmente nas reuniões dos ministros das Finanças e governadores dos bancos centrais do Grupo dos Sete (G7).
G20O BCE é membro e acionista do Banco de Pagamentos Internacionais (Bank for International Settlements – BIS), integrando os órgãos de direção e de supervisão, bem como todos os comités e grupos de trabalho da instituição, incluindo:
- o Comité de Basileia de Supervisão Bancária
- o Comité de Pagamentos e Infraestruturas de Mercado
- o Comité sobre o Sistema Financeiro Global
- o Comité de Mercados
O BCE faz parte de diversos comités e grupos de trabalho da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económicos (OCDE), onde atua como membro independente da delegação da UE, a par da Comissão Europeia.
OCDEO BCE participa no Conselho de Estabilidade Financeira (Financial Stability Board – FSB) e em várias das suas subestruturas.
FSBRelações com bancos centrais não pertencentes à UE
O BCE mantém relações com bancos centrais de economias avançadas e de economias emergentes fora da UE. O intercâmbio de pontos de vista e de informação permite ao BCE conhecer melhor a conjuntura externa da área do euro e explicar as suas políticas.
O BCE está também envolvido na cooperação internacional entre bancos centrais.
Análise de assuntos internacionais
O BCE acompanha e analisa um vasto leque de questões económicas, financeiras e monetárias de cariz internacional, que são relevantes para a consecução do seu mandato, as quais implicam, nomeadamente:
- acompanhar e analisar as condições económicas e a evolução cíclica da economia mundial e as políticas pertinentes em países terceiros (mais informação)
- elaborar projeções macroeconómicas do enquadramento externo da área do euro e realizar simulações e análises de cenários relacionadas com esse enquadramento
- monitorizar o papel internacional do euro
- analisar aspetos associados à arquitetura financeira internacional e outros temas relevantes em termos de políticas