Arquivos históricos do BCE
Valorizamos a nossa história!
Os arquivos históricos do BCE foram estabelecidos para preservar a memória institucional do BCE, apoiar a transparência e melhorar o conhecimento da história da União Económica e Monetária (UEM), do Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC) e do Eurosistema.
O BCE está empenhado em preservar documentos de valor histórico e disponibilizá‑los ao público. Para o efeito, devido à estrutura integrada do SEBC, do Eurosistema e dos arquivos relacionados, trabalhamos em conjunto com os bancos centrais nacionais dos Estados‑Membros da União Europeia (UE).
Interessa‑lhe conhecer melhor o papel do BCE e dos seus antecessores? Quer saber mais sobre as medidas tomadas para completar a UEM e sobre a forma como decisões anteriores ainda afetam o seu quotidiano?
Se for o caso, nos arquivos históricos do BCE, pode aceder a documentos na posse do BCE com mais de 30 anos e desclassificados ao abrigo da Decisão BCE/2023/17.
Descubra os arquivos históricos do BCE
Nos arquivos históricos do BCE, encontra documentos do:
Comité de Governadores dos bancos centrais dos Estados‑Membros da Comunidade Económica Europeia (1964 – 1993) Fundo Europeu de Cooperação Monetária (1973 – 1993) Comité Delors (1988 – 1989) Instituto Monetário Europeu (1994 – 1998) BCE (1998 até ao presente)Os arquivos históricos do BCE contêm igualmente material audiovisual e artefactos.
Explore cada secção para saber mais sobre os arquivos do BCE e aceder aos documentos desclassificados disponibilizados online.
Serviços disponibilizados aos utilizadores
Se necessitar de ajuda na recolha de documentos dos arquivos históricos do BCE para fins de investigação, envie uma mensagem de correio eletrónico ou carta (numa das línguas oficiais da UE) para:
archives@ecb.europa.euou:
ECB Archives
European Central Bank
Information Governance Division
Sonnemannstrasse 22
60314 Frankfurt am Main
Alemanha
Mediante marcação prévia, pode consultar documentos dos arquivos históricos do BCE na sala de leitura do edifício principal do BCE durante o horário de trabalho.